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Tutorial de como passar na auto escola



Vou aprender a dirigir e agora?
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(Atualizado, 12/05/2017)

Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.

Quanto vou gastar?

O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:



* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando:
Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos) Você vai começar as aulas teóricas, as mesmas duram aproximadamente 2 semanas e meia e você é obrigado a comparecer em todas, são 45 horas curso e nelas estão :
·        18 horas legislação (Muito Importante)
·        16 horas de direção defensiva (Importante)
·        4 horas de primeiros socorros (Muito Importante)
·        4 horas de cidadania e meio ambiente (Moderado)
·        3 horas de mecânica básica (Moderado)

Vocês devem estar se perguntado por que eu marquei os tópicos de moderado a muito importante, bem, vamos falar disso mais para frente, o importante á saber até aqui é o que você verá no seu dia a dia nas aulas teóricas.

Lembre-se, caso você falte você deve remarcar outra aula de reposição, lembrando que isso tem um custo também, mas este pode variar muito, pois depende totalmente da auto escola, mas não vai passar dos 50 reais.



                                                                     
Muitas pessoas consideram esse período de aulas teóricas como a parte mais chata e inútil do processo, mas, pense de novo! Além de você aprender 60% das coisas que você vai precisar se lembrar para o resto da sua vida, aqui é o único ponto que você vai estar junto a outras pessoas, depois daqui, você estará por conta própria, então, aproveite e tire todas as suas duvidas e compartilhe todos os seus medos relacionados à direção com seus colegas, talvez, um deles possa ter um macete para acabar seu medo, ou vice versa. É importante fazer isso porque, além de fazer novas amizades, aqui você pode tirar suas inseguranças e compartilhar um sentimento de união que só pode ser sentido nessa etapa, depois do fim das aulas, você não vai mais poder contar com a ajuda dos seus colegas, você ficara totalmente dependente do seu instrutor, mas, nós já vamos chegar lá.


O fim das aulas!
Não, este não é o carro que você vai dirigir, lamento.
Esse período é marcado por três acontecimentos, o exame médico, o exame psicotécnico e a prova teórica, vamos saber mais sobre eles:


Exame psicotécnico:
Um teste de QI direcionado ao transito! Esse exame pode ser um dos mais estressantes que você vai passar, pois, além do clima tenso nas clinicas, ainda existe o medo de gastar mais tempo e dinheiro com reteses, mas não se preocupe! O segredo aqui é a calma e a concentração. Como eu já disse em outras matérias aqui no site, o segredo do bom funcionamento da sua cuca é a calma, se você estiver calmo tudo vai fluir melhor.




A primeira parte desse exame é um livro de questão, elas variam muito dependendo da região, mas se você já fez um daqueles testes de QI de relacionar figuras então você já vai saber o que esperar. Lembre-se de seguir as instruções do doutor (a) a risca, pois você esta sendo avaliado a partir do momento que entrar, e acredite pessoal, não é exagero meu, eles ficam de olho em todos vocês, mesmo.

Passado isso, você vai passar por uma entrevista com o psicólogo (a), mas não se preocupe, ele não vai usar técnicas psicológicas milenares para derrubar você, ele só quer saber mais sobre você e sua vida, então, converse com ele como se você estivesse em um bate papo com alguém que você acabou de conhecer, e pelo amor dos céus, seja educado! Você pode ser pavio curto, tudo bem, isso existe mesmo, mas lá dentro para o seu próprio bem, tente se portar como um verdadeiro monge, sempre calmo e sorridente.



                                                                                
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Mas e se eu reprovar, o que vai ser de mim agora?
Muitas pessoas tem a impressão que não passaram no exame psicotécnico por ser inaptas ou até mesmo loucas, mas isso esta longe de realidade. Existem vários fatores além da sorte que podem fazer com que você não passe; por exemplo:




·       Nervosismo
·       Falta de atenção (o mais comum)
·       Desconforto
·       Desinteresse

Há também o boato que diz que em determinadas região, podem existir tratos entre os Ciretran’s e as clinicas para que os médicos reprovem um numero X de alunos para que ambos os lados possam lucrar com os re-testes( de 30 a 50 Reais durante o mês da muito dinheiro).
Seja como for, não perca as esperanças se você não passar, arrume uma "graninha" e tente com mais afincoo, afinal de contas, 60% das pessoas não passam de primeira em todos os testes em sua jornada em busca a CNH, então, não é por causa da sua personalidade, ou da sua sanidade, é a sorte mesmo. (ou azar)


Teste médico:
Essa é a parte que existem menos chances de você reprovar, desde que você tenha uma boa saúde você não terá problemas.

O médico ira testa a força nos seus braços (para manobras) e sua vista (Porque você vai precisar enxergar para dirigir :D) e a não ser que você não tenha força para virar um volante você vai passar, mesmo que você não passe no exame de vista, o médico só vai colocar uma observação exigindo que você use óculos para dirigir, e vai lhe entregar uma receita, a partir dai, você só vai poder entrar em um carro se estiver com estes óculos, e acredite, para o bem das pessoas na rua, use-os.


Teste teórico:
Se você já chegou até aqui, parabéns, você esta prestes a completar a 1º metade da sua jornada, mas não comemore ainda, por que o teste teórico não é brincadeira. Lembram-se dos tópicos que eu marquei coloridos e bem vistosos lá no começo da matéria? Se sim continue nesse paragrafo, se não, pô, com essa atenção você não vai tirar sua carteira cara, volta lá em cima por que isso é importante.

Os assuntos mais importantes têm 100% de chance de cair na prova, os importantes têm 50% e os moderados 30%, mas pode esperar por todos eles e de forma bem aleatória, então decore bem tudo que você aprendeu até agora porque esta na hora de usa-los pela primeira vez.  O teste é feito pelo computador, é rápido e tranquilo, mesmo assim, se você não conseguir atingir o mínimo de 70% de acerto na prova você vai reprovar, mas relaxa, seu sei que você é capaz.
Se você não passar de primeira, relaxa, você vai conseguir na próxima, você pode estar só cansado ou nervoso, de novo, não se condene se você não passar, porque é comum mesmo.


Mão ao volante e pé na tabua!


Se você já chegou até aqui meus parabéns, agora a parte divertida vai começar! A primeira aula é sempre igual, o instrutor vai lhe apresentar o carro e seu painel, então, não espere sair dirigindo na primeira aula, mas, na segunda a coisa fica divertida. Se você nunca dirigiu na sua vida até esse momento, prepare-se para uma das melhores sensações da sua vida, é uma mistura de liberdade com a sensação de jogar um simulador de corridas, é muito legal, acredite você vai voltar a ser uma criança brincando com o brinquedo novo. Durante as aulas o instrutor vai lhe ensinar a desenvolver as marchas do carro e a hora certa de usa-las, porém, você só vai aprender a desenvolver até a 3º marcha, pois tanto no exame de carro quanto de moto, você só pode desenvolver a 3º marcha e trafegar no máximo a 40 km.

Depois disso vêm as partes que o pessoal acha mais difíceis, mas que na realidade não é, eu estou falando das subidas, das balizas e do transito pesado (principalmente á noite). A subida não tem segredo nenhum além de coordenação motora, você deve acelerar no mesmo ritmo que solta à embreagem, quando você estiver lá entendera. A baliza é uma das coisas mais assustadoras porem mais faceies que você vai encarar, ela tem macetes que vão deixar elas mais fáceis, mas eu vou guardar segredo dessa vez, quero que vocês vejam o quando é fácil, então, vai tranquilo que tudo vai correr bem.


O transito e a noite é considerada situação adversa, assim como chuvas, tempestades, ventos fortes, chuvas de granizo, pista com acidentes e etc... É importante você ir vivenciando isso por que é assim que vai ser depois da auto escola, transito, motoristas maníacos e a luta épica por uma vaga, acredite, você vai vomitar arco íris quando ver um espaço para parar seu carro, mas vamos falar disso no fim da matéria, por hora você tem que aprender a enfrentar o transito e situações adversas. No caso do transito, siga o fluxo e respeite o limite e a sinalização, e o mais importante, jamais espere que as outras pessoas vão respeitar isso ou esperar você só por que você esta em um carro da auto escola, porque não vão, é justamente ao contrário, eles vão ver que você só pode ir a 40 por hora e vão voar na sua frente ( porque já se esqueceram do sufoco que você passou). Que isso sirva de lição para você nunca se esquecer do que teve que passar para andar no seu carro, então, ande na linha sempre e obedeçam às leis, elas existem por que precisam existir, para que você não enfie seu carro em uma parede ou em um caminhão a 160 km (e tem quem faça isso). Na chuva é simples, ligue seu farol, seu limpador de para-brisa, diminua a velocidade e siga em frente, é só água você deve pensar, mas lembre-se, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, e no caso da estrada, ela pode fazer seu carro girar igual a um carrossel se você abusar da velocidade. No caso de uma chuva forte ou de granizo, eu e seu instrutor vão aconselhar você a parar e esperar, porque como eu já havia dito aqui, você precisa enxergar para dirigir, e com uma nuvem de água ou pedras de gelo, não tem super-poder que te permita ver e não cometer erros de julgamento, então, pare e espere, mesmo que você perca a aula, é melhor do que perder a vida.

A aula de moto:


Todas as aulas de moto são feitas dentro de circuitos fechados, por questões de segurança. Assim como nas aulas de carro, a maioria das aulas é durante o dia e duas são à noite, a única coisa que muda é que você não pode dirigir na chuva devido ao fato de você não poder sair do circuito de maneira nenhuma. A primeira aula é igual à de carro, o instrutor vai apresenta-lo a moto e seu componentes. Na segunda aula ele vai dizer para você sai com a moto apenas com a força da embreagem, ou seja, bem lento, depois dessa aula você vai aprender a fazer o circuito que você devera fazer no teste e usar até a três marcha da moto, que assim como no caso do carro, o instrutor não vai lhe ensinar as marchas restantes pois não é permitido desenvolver a 4º marcha em exames tanto de carro quanto de moto.

Hora do teste prático:
Carro:
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Bom, amigos e amigas, agora a coisa ficou séria, essa parte é a parte final da sua jornada, então, é obvio que não vai ser fácil,  leve a sério, porque nesse ponto você já sabe muito bem que qualquer errinho vai fazer você pular.


No dia do exame você não vai estar sozinho, mas ao mesmo tempo vai estar. Outras pessoas estarão no carro com você, mas não vão poder lhe ajudar, então é você e você mesmo.

A baliza:
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Nesse ponto você já sabe como se faz, mas fiquem atentos as coisas que você não pode esquecer:

·        Cinto
·        Puxar o freio de mão para sair
·        Pisca alerta
·        Distancia do seu carro para com o protótipo
·        Velocidade
·        Tempo do teste (só 5 minutos com 3 tentativas)

Quando você encaixar seu carro na vaga lembre-se de puxar o freio de mão e não desligar o carro, se tudo estiver bem, o avaliador vai mandar você tirar o carro da vaga, se você não acertar os dois pneus na vaga  ele só vai dizer que você não encaixou corretamente, lembre-se nunca tente acertar o carro dentro da vaga ! Você vai estar nervoso e provavelmente não vai conseguir, é bem melhor sair e tentar de novo, porque você não tem tempo a perder.



Vamos para a rua?
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Hora da rua, digamos que todos os seus colegas passaram também, logo, os 3 e o avaliador vão para a rua fazer os testes, o avaliador vai seguir a mesma ordem da baliza, então, caso você tenha ido primeiro, você vai começar aqui também. Preste muita a atenção nas sinalizações e nos sentidos das vias, por que é possível que os avaliadores te mandem para ruas difíceis de proposito, pois a cada aluno reprovado é mais lucro para o Detran, então, espere que alguns deles façam de todo o possível para lhe  manter desconfortável de forma que você acabe falhando, mas claro que, nem todos são assim e você pode dar a sorte de pegar um avaliador gente boa.

Reprovar aqui é muito comum, mais da metade que faz o exame prático reprova no mínimo duas vezes, acredite quando eu digo que é normal reprovar aqui. Eu sei que o reexame é caro, mas é necessário, caso você reprove, você é obrigado a esperar de 2 a 3 semanas para refazer, fora o fato que você fica a mercê da disponibilidade de horários e exames, mas não desista, se você  tiver dinheiro, faça o mais rápido possível.

Moto:
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No caso da moto você fica em uma fila esperando sua vez, a chance de você ser o primeiro é 10/100 então é pouco provável, o exame de moto é um exame considerado fácil, e de fato é mesmo se você se mantiver calmo e concentrado. Tudo que você deve fazer é uma volta na pista de obstáculos e uma volta de apresentação aonde você desenvolve até a 3º marcha partindo da rampa em diante. Algumas coisas importantes a se lembrar:

  • ·        Na volta de apresentação nunca se esqueça de usar o pisca alerta
  • ·        Qualquer erro no teste de moto resulta em reprovação, então seja atento.
  • ·        Seu capacete deve estar ajustado a ponto de ser apertado o suficiente para que não saia ou pule durante o exame, e frouxo o suficiente para não cortar a sua circulação, lembre-se isso também o reprova.

·        Seu capacete deve estar sempre com a viseira abaixada, começar o circuito com a viseira levantada equivale-se a começar o exame de carro sem sinto, com a única diferença que aqui no exame de moto isso o reprova na mesma hora.

Vou deixar aqui algumas dicas importantes para o dia do seu exame e também para re-testes:


























                    Passei! Mas, e agora?
Bem, finalmente você conseguiu e agora é um motorista habilitado com uma carteira provisória e dentro de 2 a 3 semanas a mesma chega e você pode começar a sair, como você aprendeu na aula teórica, ela vale por um ano desde que você não cometa 2 infrações medias ou 1 grave, então juízo !

Agora vem a última parte assustadora na sua busca por liberdade, estou falando das primeiras vezes que você dirige sozinho.
Eu sei que para poucos isso não significa muita coisa, mais para a maioria dos homens e mulheres que passam nos exames dirigir pela primeira vez sozinhos é a mesma coisa de enfrentar um dragão de sete cabeças, mas calma, eu tenho algumas dicas para te tranquilizar:

1.     Comece dirigindo pelo seu bairro, e evite o centro no começo, acredite, mesmo sendo chato, isso vai lhe ajudar e muito. 
2.      
3.     Quando você for pegar vias rápidas pela 1º vez leve alguém, de preferencia, alguém que tenha experiência como motorista. 
4.      
5.     No começo, não saia de carro sem seu celular, afinal de contas nunca se sabe o que pode acontecer. 
6.      
7.     Lembre-se, embora pareça, o carro não tem vida própria e ele não esta sacaneado você, controle-o bem, por isso começar no seu bairro é tão importante. 
8.      
9.     Se você cometer pequenos erros tudo bem, ninguém é perfeito. 




Lembre-se que o transito na auto escola e o transito no dia a dia são diferentes, evite andar devagar demais, acompanhe o fluxo e deixe os folgados passarem na frente, afinal de contas, eles não têm muito tempo de vida mesmo, por isso a pressa.

Lembrando-se de tudo isso você vai começar a progredir como motorista e ir cada vez mais longe, mas lembre-se sempre de aonde você começou, não se deixe levar pela sedução de poder ir rápido, pois esse é o caminho mais rápido ao necrotério. Sim você tem um carro ou moto, mas isso não significa que você pode por a sua vida ou a vida de outras pessoas em risco, dirija na velocidade certa, se quiser corre, vá ao autódromo, ele existe justamente para isso.

Bem pessoal, eu espero que vocês tenham gostado da matéria, eu sei que eu gostei de fazê-la, espero também que isso o ajude a passar na auto escola ou que te ajude a ser mais confiante ou um motorista melhor, não se esqueça de avaliar e compartilhar.


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