Pular para o conteúdo principal

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas:
Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:

Relacionamento tóxico:
Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.

Os relacionamentos tóxicos podem ser difíceis de se diagnosticar pelos envolvidos, pois manipuladores sempre vão fazer parecer que está tudo bem, o veneno de suas palavras se esconde nas entrelinhas, é comum o uso de elogios transvestidos de críticas para minar o ânimo de seu parceiro em nível subconsciente, por exemplo:

“Adoro como você não se liga pra forma que se veste, isso é muito original”

“Amo todos os seus pneus”

“Adoro como você não se importa com a própria aparência, isso o torna único”

“Uma prova que te amo é o fato de eu aguentar seu jeito, ninguém mais o faria”

Frases assim, para quem está de fora, são claramente ofensivas e efusivas, mas vale lembrar que quem vive diariamente com pessoas assim não se dão conta que esse elogio vem munido de ofensas terríveis, pois um manipulador sempre usará de todos os recursos para parecer extremamente convincente no que diz, tudo sempre com um largo sorriso.

Também é comum que um manipulador use dessas mensagens sutis escondidas em comentários inocentes para conseguir da sua vítima o que ele quer, ele pode dizer coisas como:
“Não vá a casa da sua mãe hoje, ela sempre lhe pede algo e eu sempre estou me esforçando por você”

“Porque você quer se encontrar com seus amigos? O que eles têm feito por você ultimamente? ”

Uma coisa comum é que em todos os discursos de falso moralismo, o manipulador sempre estará no papel de vítima, isso porque ele é incapaz de reconhecer seus erros, manipuladores em sua maioria sofrem de Narcisismo, eles jamais acham que estão errados, não obstante, eles sempre estão dispostos a transferir a culpa para a vítima, por exemplo:

“ O fato de você não me emprestar dinheiro só mostra o quanto você não liga pra mim “

“ Você é paranoico, só porque eu não gosto de dizer aonde eu vou o tempo todo você assume que eu lhe traio”

“ É engraçado seus amigos não gostarem de mim, eles nunca fazem nada por você, e eu que sempre estive ao seu lado você trata com descaso”

Um manipulador funciona com duas polaridades apenas, o galanteador e o carrasco, para estas pessoas você nada mais é do que um animal doméstico que eles desejam domesticar, para isso, eles usam esse sistema de recompensa X punição para controlar todas as suas ações. Por mais elementar que possa parecer, o uso desse artifício dentro de um relacionamento é extremamente efetivo como meio de manipulação perversa. O manipulador vai encher sua vítima de elogios para conseguir o que quer, caso não consiga, ele vai usar de silêncio como manifestação de controle maligno para desestabilizar o ambiente.

É comum que manipuladores sejam pessoas com inteligência e poder de observação acima da média, de modo que, ele é capaz de observar e estudar a situação e seu parceiro com maestria. Ele usa o que aprende para aplicar o método de racionamento progressivo, aonde ele generosamente dá um comportamento, objeto ou atitude em abundância e lentamente começa a racionar, isso coloca o parceiro em uma posição aonde ele mendiga a atenção do outro, como uma espécie de vício e consequência.

É quase diária a mania de um manipulador de criar conflitos para quebrar o status quo de paz em um ambiente, mas é ingênuo pensar que ele o faz sem um propósito, com estas pessoas, nada é por acaso. Eles fazem isso para engatilhar e disparar reações bem especificas em seus parceiros, eles podem usar essas reações contra seus parceiros das mais diversas formas, seja jogando isso em uma briga para mina-lo, seja para entender o que irrita o parceiro e puni-lo com seus próprios medos e inseguranças ou simplesmente para minar seu humor, os usos são dos mais diversificados.

Como se livrar de uma pessoa tóxica:
Resultado de imagem para poison
O primeiro passo é diagnosticar que seu relacionamento não é saudável, todavia, nem todos os relacionamentos deturbados são ministrados por manipuladores narcisistas, muitas vezes se trata de uma incompatibilidade latente que não é observada, contudo, se seu parceiro apresenta uma ou mais das atitudes descritas aqui e você tem confiança que se trata de fato de um manipulador eis uma forma eficaz de deixar de vez esse relacionamento.

Agora que você sabe que todas as coisas que você viveu até hoje são mentiras e que todos os sentimentos que o manipulador demostra são só “espelhos e fumaça” o primeiro passo que você deve fazer para se livrar desse relacionamento indicioso e vicioso é preparar sua mente para sair do relacionamento.

Todos os dias, em frente a um espelho, repita olhando nos olhos de seu reflexo que aquilo que você vive é uma mentira, que você é uma pessoa forte, capaz e autônoma e que não precisa se sujeitar a esse tipo de relacionamento abusivo. É de vital importância que você faça isso antes de tomar qualquer atitude, um manipulador jamais aceita uma rejeição e ele vai usar todas as suas forças e tudo que ele sabe de você até o momento para arrastar você de volta para o pesadelo, então esteja pronto, deixar pessoas assim não é fácil.

Depois que você tem bem claro em sua mente que a situação que você vive é maligna, mantenha uma convivência cada vez mais reduzida com o manipulador, o encontre o menos possível, se você vive na mesma casa que ele, procure ser o mais emocionalmente distante que puder, e acima de tudo, seja muito forte. Nesse período, antes do manipulador perder o interesse ele vai se fazer parecer uma criança desamparada e desesperada por sua atenção, mas lembre-se, é tudo mentira. É importante seguir tudo na ordem que está descrito, esse passo é importante para fazer o manipulador perder o interesse em você, se você o deixa de uma hora para outra espere por surtos de raiva, agressividade, manipulação, chantagem emocional e de todos os tipos, por isso, enfraqueça seu inimigo antes do abate.

Quando você começar a sentir que os dramas e as encenações estão perdendo força chegou a hora de dar o golpe final, para terminar com um manipulador cada detalhe conta, desde a escolha do lugar até a hora que você irá fazer isso. Para terminar com um manipulador perverso, antes, avise todos os seus conhecidos do que vai fazer e os mantenha informados de cada passo que irá tomar. Escolha um local neutro para fazer isso, um que não traga memória a nenhum dos dois, isso vai passar uma mensagem bem forte de sobriedade e desapego ao manipulador, se puder, opte por um local de muito movimento em um horário de pico, isso vai evitar que ele faça escândalos, isso porque o manipulador jamais vai se passar por um louco, a não ser que ele sofra que alguma condição que gere descontrole emocional constante, se for o caso, o fato de você estar em um local público também é um ponto a seu favor, pois os transeuntes farão algo caso ele lhe ataque verbal ou fisicamente.

Mantenha amigos por perto, nos arredores, para o caso de algo der errado eles possam intervir, isso é um dos motivos do porque é importante avisar a todos o que está acontecendo com você.

Procure não enrolar muito, diga o que tem a dizer de forma clara, direta e concisa, sei que muitos têm dificuldades em ser diretos, mas busque enrolar o menos que puder, pois o manipulador usara de sua enrolação para achar brechas em seus discursos e usar contra você. Diga o que tem que dizer de forma clara e rápida, como por exemplo “ Eu sei o que você faz comigo e hoje estou encerrando isso, está acabado, não apareça na minha frente de novo ou chamarei a polícia” Mostre que você está falando sério, não demonstre fraqueza no seu rosto. Depois disso dito, se possível, deixe o local na mesma hora sem nem mesmo esperar por uma resposta, se tiver que esperar por algo ou não puder deixar o local imediatamente assuma tudo que seu parceiro estiver dizendo como mentira e não preste a atenção em absolutamente nada.

Depois desse passo tomado vem uma das partes mais vitais de todo o processo, você deve fechar todas as formas de comunicação que você puder pensar, bloqueie a pessoa de todos os app sociais, e mail, bloqueie telefone e sms, se possível troque de número. Se estiver casado busque agilizar o divórcio, e se necessário for, peça uma ordem de restrição. Pode parecer que estou sendo exagerado, mas após o rompimento, o manipulador tentará realizar stanking afim de achar meios com que vocês se encontrem “ ao acaso” Ele também vai tentar ligar, mandar mensagens de todos os tipos e até enviar pessoas para falar com você, ele pode tentar manipular outras pessoas para que elas falem por ele, o céu é o limite quando essas pessoas perdem. O Vital nessa parte do processo é se manter estável mental e emocionalmente e se focar no objetivo de perder o contato com o manipulador. Se ele ver que ele não pode ter de você o que ele quer ele provavelmente vai deixar a necessidade dele falar mais alto que seu orgulho ferido e você nunca mais vai vê-lo de novo na sua vida. Para um manipulador você é um objeto, então deixe de funcionar! Assim ele o liberta e não voltará a importuna-lo.

Como conviver com um manipulador:
Digamos que você não possa se separar agora, ou então, o manipulador é um membro da sua família, colega de (trabalho, escola, faculdade, curso, treino, vizinho) e que você seja obrigado a conviver com essa pessoa. Para cada posição que o manipulador ocupa na sua vida um tratamento especifico deve ser administrado, mas algumas atitudes têm efeito universal em todos eles, estas são:
  • Jamais diga nada sobre sua vida pessoal a ele.
  • Não desabafe com uma pessoa dessa jamais.
  • Se mantenha sempre cortes e educado, mas emocionalmente distante.
  • Não dê ouvidos a nada que essa pessoa lhe disser, nada vindo de alguém assim é relevante (salvo em casos de assunto de trabalho, familiar ou escolar)
  • Não deixe que comentários torpes vindos desta pessoa lhe afete.
  • Nunca dê nenhuma responsabilidade pessoal ou liberdade a essa pessoa.
  • Não fale sobre suas posses ou salário.
  • Não fale sobre seus amigos ou amores.
  • Não deixe que essa pessoa tenha participação em seus assuntos pessoais.
  • Imponha limites e faça manutenção dos mesmos.
  • Não permita que essa pessoa pareça mais forte que você, enfrente-a sempre que ela o criticar.
  • Puna ela sempre que ela tentar lhe intimidar, se necessário, envolva a polícia.


Familiar:
Se estamos falando aqui de um familiar seu o mais vital a se fazer é achar uma forma de tentar recuperar a sanidade e a serenidade na mente do seu familiar. Uma pessoa manipuladora é alguém covarde, miserável e muito triste, então, se essa pessoa é um ente querido é sua responsabilidade tentar todas as formas possíveis de ajuda-lo.

Uma forma de começar a terapia é tentar manter essa pessoa em ambientes pouco estressantes e aonde ela não possa adquirir controle sobre você, é necessário ser carinhoso se possível e duro se necessário, impor limites aqui é vital para não deixar de ser uma ajuda e se tornar uma vítima.

 Explique gradativamente como o mundo funciona para essa pessoa, mostre para ela que ela não precisa temer as adversidades, os piores traços de um manipulador vêm do seu medo de não poder controlar as coisas, isso se origina de um medo primário de fracasso ou de ser incapaz de controlar a própria vida. Reforce que essa pessoa precisa de ajuda e que ela pode ser salva se assim ela quiser, é vital que você faça ela admitir que ela tem um problema. Muitas pessoas têm esse transtorno psicológico de forma pós traumática, esse tipo de pessoas pode ser ajudada por meio de terapia, uma vez que a pessoa admita que precisa de ajuda, leve-a imediatamente a um profissional da saúde mental para que ele assuma a partir daí.

Caso o problema dessa pessoa tenha fundos patológicos e origem em uma ou mais má formações neurológicas e ela não possa ser curada, você terá de aprender a conviver com essa pessoa até ter a chance de deixa-la. Por mais cruel que lhe pareça, uma pessoa assim está destinada a um fim solitário, pois no fundo, este sempre foi seu estado de espirito, mesmo ao seu lado, essa pessoa não pode sentir empatia por você, logo, é como se você nem existisse pra ela, pois ela não o sente ali.

Os passos listados acima ajudam a você não ser controlado, mantenha um bom convívio com seu familiar mas cuidado dobrado a tudo que você diz a ele, tudo será usado contra você. Se for inevitável que este familiar conheça sua vida, amigos e amores, não deixe que eles tenham muito convívio com essa pessoa, e acima de tudo, nunca deixe se influenciar pelos comentários tóxicos que essa pessoa excreta.

Colegas:
Para colegas, sejam acadêmicos ou de trabalho, você não precisa se preocupar com as condições de saúde física ou mental dessa pessoa, logo, é essencial manter em mente que essa pessoa não representa e nem jamais vai poder representar nada na sua vida.
Manipuladores usam os ambientes de convívio social como seu ambiente de caça, eles estão sempre atrás de uma vítima rápida e fácil para saciar seu vazio interno, não seja você mais um.

Mantenha a maior distância possível dessa pessoa, fale só o essencial a ela e nunca se aprofunde em assunto algum com a mesma. Não é recomendado que você aceite convites sociais de nenhuma espécie dessa pessoa, vou explicar melhor o porquê...

Antes da relação:
Esse é a parte final do nosso tópico, como evitar entrar em um relacionamento tóxico, mas, como fazer se não sei como um manipulador é antes de entrar em um relacionamento com ele ou ela?

Na verdade existem alguns sinais que os manipuladores apresentam antes de conquistar suas vítimas, uma delas é o excesso de gentilezas. Sempre suspeite de pessoas que estão sempre felizes e de bom humor a todo tempo, ninguém com a mente saudável está bem o tempo todo e se a pessoa mente que está, bem, não é bom ter um mentiroso por perto.
Uma pessoa manipuladora é mestre em mentiras, porém para a nossa sorte, não existem mentirosos perfeitos. Cuidado com pessoas que não conseguem fazer contato “olho no olho” com você enquanto falam, aparentam estar distraídas e com o olhar perdido. Pessoas com esses sintomas em apenas algumas situações, ou então somente enquanto contam alguma história para você são sintomas bem claros de um possível mentiroso patológico, característica marcantes em manipuladores perversos.

Insistência intermitente e persistente também são marcas de pessoas com tendências manipulativas, uma pessoa normal aceita a rejeição, um manipulador não. Cuidado com quem não desiste de te chamar para sair ou para tentar tomar qualquer passo com você, nestes casos, quem não pode desistir é você.


O mal existe no mundo e se manifesta nas mais diversas formas, em sentido lírico, o mal achou seu caminho dentre a faceta humana por meio dos manipuladores, dos narcisistas e dos mentirosos patológicos, cuidado, eles são e podem fazer o mal se fazer valer em sua vida.

Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…