Pular para o conteúdo principal

É possível recuperar a confiança de alguém?

Resultado de imagem para confiança quebrada
Não é de cristal:
Quando falamos sobre confiança geralmente pensamos naquela velha analogia sobre o cristal ou sobre espelhos, aquela antiga história que uma vez que se quebra não tem como concertar mas e se eu te contasse que isso é besteira? Isso mesmo, é possível recuperar confiança de alguém, e embora não seja tarefa fácil não é impossível , fique com a gente e descubra como...

O que aconteceu?
Resultado de imagem para confiança quebrada
Antes de falarmos sobre como concertar sua situação antes é importante entender as circunstâncias e como são as duas pessoas envolvidas. Algumas pessoas simplesmente não perdoam e não vai importar o que você faça tudo que vai conseguir é desgaste. Também tem algumas situações que a maioria das pessoas tem muita dificuldade em perdoar e é muito provável que se seu problema seja um deles você não vá obter perdão logo nada de confiança de volta, eis alguns exemplos:

➤Traição
Agressão verbal grave
Agressão física
Rede de mentiras
Muitos segredos

Estes cinco exemplos são baseados em pesquisas, foi perguntado o que a maioria das pessoas não perdoaria por nada. Cada um destes problemas causam danos severos demais a uma relação, seja ela de qualquer natureza, tão severos que a relação na maioria dos casos não volta.

Caso estes não sejam o seu cenário, ou talvez você sinta que tem uma abertura para manter uma comunicação com a pessoa, por ínfima que seja, com um pouco de observação você pode analisar e medir suas chances de ter a confiança da pessoa de volta, mas como?

O fio de esperança:
Imagem relacionada
Se o que você fez não foi tão grave ou se a pessoa tem um vinculo muito forte com você é provável que a mesma mantenha um pouco da confiança perdida, se ainda houver ao menos uma parte desse sentimento é possível que a confiança renasça, há alguns sinais que as pessoas geralmente demostram se estão dispostas a perdoar e seguir em frente:

Ainda há diálogo.
A pessoa não está tão agressiva com você.
Ela ainda fala sobre sua vida, mesmo que pouco.
Ela optou por não cortar totalmente o contato com você.
Ela ainda fica feliz ao te ver, mesmo que na maioria das vezes ela esconda.

Se a pessoa ainda dá alguma abertura pode significar que você ainda não perdeu sua chance, mas antes de falar sobre reconstrução...

Você está disposto?
Você cometeu algum erro, tudo bem! Somos humanos e falhos e vez ou outra vamos errar e magoar as pessoas mais próximas e é normal desde que o erro não seja recorrente e você não tenha tido nenhuma intenção de magoar ninguém. Segundas chances existem para pessoas que genuinamente cometeram um erro e querem concertar as coisas porque amam a pessoa que magoaram, agora, se você que está lendo isso é uma espécie de manipulador pode ter certeza que mesmo que siga a risca o que eu disser de nada vai adiantar. Quando fazemos algo de forma genuína as pessoas sentem isso, e se suas intenções não foram puras e você faz isso por um medo doentio de perder seu objeto de manipulação pode saber que nada que você faça surtirá efeito, esses passos só funcionam se a pessoa se arrepende.

Resultado de imagem para confiança quebradaFalando em arrependimento, bem, você cometeu um erro meu amigo, está disposto a olhar dentro de você e descobrir de onde isso veio? Antes de chegar na pessoa e pedir desculpa é importante se entender e se perdoar pelo que fez, se você não for capaz de mudar no momento por favor deixe a pessoa livre para ir embora. Pode parecer difícil se você a ama, mas se for de fato amor deve haver liberdade. Se você a ama deve saber que se continuar sem estar pronto para se concertar você não vai ser capaz de concertar nada com ela, pelo contrário, tudo que você vai fazer  é causar mais dor até o ponto do relacionamento saturar de tal forma que o fim vai ser através de brigas. Lembre-se que ferramenta quebrada não concerta nada, se você não se corrigir antes de tentar corrigir seu relacionamento e recupera a confiança de alguém você vai tornar uma situação delicada em crítica.

Concertando as partes quebradas:
Finalmente o que você estava esperando, como conquistar de volta a a pessoa que você feriu. A primeira coisa em ter em mente é que conquistar a confiança de alguém é muito similar a um jogo de tabuleiro, é uma jogada por vez e pense bem no seu próximo movimento, ele pode ser sua última chance. Vai levar um tempo sim, talvez até anos para concertar um erro que você cometeu em cinco minutos, neste jaza novamente a pergunta, você está disposto?

A primeira coisa a se fazer é ter uma conversa franca com a pessoa que você magoou, colocar as cartas na mesa e expor seus sentimentos, seja transparente e peça desculpas pra quem você fez mal, claro, esteja pronto para um não, mas se tiver sorte e a resposta sim, bom siga aqui com a gente pra saber o que fazer.



A época depois da reconciliação é onde se deve ter mais atenção e dedicação, nessa época é essencial manter aquela franqueza que você teve no dia da reconciliação. Um aspecto importante sobre conquistar a confiança de alguém é confiar na pessoa, instiga muito alguém a confiar quando se confia nela, é quase uma resposta simbiótica, então, fale sobre sua vida, seus medos e desejos, isso vai transmitir confiabilidade na pessoa e pode ser uma ponte para passar por esse momento complicado que vocês dois estão vivendo.

Evite ficar discutindo muito a questão da confiança, seja paciente pois cada pessoa tem seu tempo pra voltar a confiar, e nesse tempo você vai notar uma diferença no trato com você, sim eu sei que isso é muito desagradável mas se seu objetivo é conquistar o perdão e a confiança de alguém seja paciente.

Vá um passo de cada vez, um  gesto por ocasião, não caia na cilada de se animar muito com uma abertura que a pessoa te der e ir se afobando e tentando forçar uma situação, vá com calma e lembre-se que é uma caminhada não uma corrida.

Não tem segredos mágicos para reconquistar a confiança de alguém, tudo que se pode fazer é ser transparente sobre você mesmo, estar disposto a corrigir seu erro e ser paciente com o  tratamento diferenciado que você vai sofrer, saiba que muitos dizem que recuperar a confiança é impossível por se tratar de uma tarefa árdua e que não é breve. Muitos dos nossos erros vem desse nosso imediatismo e dessa descartabilidade, pessoas não são coisas e não devemos jogar fora se quebrar, todo relacionamento merece ao menos um reparo, isso vale de pra quem pede desculpas como pra quem perdoa, todos merecem uma segunda chance.

Algumas dicas que podem te ajudar nesse processo, mas lembre-se, cada caso é um caso e deve ser abordado de forma diferente, então siga sua intuição e seja cauteloso:

Não seja carinhoso demais, se mantenha um pouco distante.

Não fique criando planos e regras, deixe que as coisas sigam seu curso.

Não pressionei a pessoa só porque ela perdoou você, perdão não significa que tudo voltou a ser como era.

Nunca vai voltar a ser como era antes, você pode conquistar a confiança de alguém mas ela nunca mais vai ser como era antes com você e isso é algo inevitável.

É bem melhor prevenir do que remediar, sempre pense em suas ações, pois recuperar a confiança de alguém é algo bem difícil.

Suas ações tem o triplo de peso das suas palavras, então não diga que vai mudar simplesmente mude!

Nesse período de recuperação é importante dar espaço para a pessoa, deixe que ela se recupere no seu tempo e no seu espaço.

Não se ausente completamente da vida da pessoa, isso é tão ruim quanto ficar em cima dela.

Pois é pessoal, é possível sim conquistar a confiança de alguém, mas como vocês acompanharam aqui isso não é nada fácil, logo, a melhor coisa é ficar atento em suas atitudes e evitar fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem com você.

Pessoal, eu tenho um recado importante sobre o site, vocês podem ler ele aqui. Aconteceu algo desagradável e eu gostaria de compartilhar isso com vocês. Não deixe de ver nossa pagina no Face, lá você encontra um conteúdo exclusivo, fica ligado nas novidades e pode trocar uma ideia com a gente direto na hora que você quiser. Veja também meu Insta, se você curte fotos de tirar o folego da uma conferida lá, eu atualizo com frequência, vai lá e sinta-se em casa, clique nos botões em baixo e deixa a gente te leva:




Ajude o Near Place a ficar atualizado, doe qualquer valor que quiser clicando no ícone abaixo, você não é obrigado, mas se doar me ajuda a continuar trazendo conteúdo novo para vocês, todo valor ajuda e muito:


Comentários

Veja também

Por que nosso país é tão corrupto?

Corrupção sub. Feminino : modificação, adulteração das características originais de algo.

A corrupção é algo que afeta a vida de todos nós, mas exatamente o que é corrupção? Nesse artigo especial nós vamos conversar sobre a famosa “raiz do problema” e juntos vamos ter uma reflexão honesta e concreta sobre o que está errado nesse nosso Brasil, pra isso eu preparei um vídeo especialmente pra vocês e se esse artigo tiver um bom feedback vou usar mais esse formado de artigo com vídeo, então espero que gostem e acima de tudo espero que ajude a todos vocês, caros leitores, a refletir sobre nossas mazelas internas e externas.
video aqui




Vai além: Muitos podem estar pensando “você usou só quatro exemplo” Mas se esses quatro, coisas cotidianas que a maioria de nós já deve ter feito ao menos uma vez não foi o suficiente eu preparei uma pequena lista sobre coisas cotidianas que fazemos e que são ilegais:

❎ Furar o sinal vermelhoArt. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…