Pular para o conteúdo principal

Como vencer a depressão.





Como sair da depressão
Resultado de imagem para depressão
O nome da doença já diz tudo, é algo que vai te puxar pra baixo grau a grau. Tudo começa com uma leve sensação de fadiga um dia, aquele que não queremos sair da cama, esse tipo de sentimento pode ir evoluindo até uma sensação de apatia completa aonde até mesmo as coisas que mais amamos nos parecem desinteressantes e sem sentidos, neste ponto é uma questão de tempo para começarmos a nos sentir assim em relação a nossa própria vida. Extirpar essa doença pode ser uma tarefa complexa e que vai demandar um grande esforço pessoal, então fique aqui com a gente porque vamos te da uma mão e te explicar o que você precisa saber sobre essa doença.

Conhecendo seu inimigo:
Resultado de imagem para contra a depressão
A depressão é a doença da nossa era, algo que se torno tão cotidiano em nossas vidas que acabamos vendo este fenômeno como inevitável em pelo menos algum grau, mas não precisa ser assim. Problemas são inevitáveis, mas o sofrimento é opcional, nós escolhemos nos deixar naufragar nas nossas mazelas, mas antes de falar sobre como lidar com uma depressão presente na sua vida vamos falar sobre os sintomas.





O maior mal da depressão é que a principio ela não apresenta sintomas muito evidentes, pelo contrário, em seu estagio mais primitivo ela se assimila a um mal estar emocional, uma leve tristeza ou um sentimento de insatisfação que é muito comum me nossas rotinas tão sufocantes. Esse tipo de sentimento muitas vezes passa sozinho então geralmente quando somos acometidos por esse mal repentino tendemos a não nos preocupar demasiadamente, todavia, este um erro que todos nos cometemos e ele deixa as portas abertas para uma possível depressão de grau avançado se instaurar em nossas mentes.

Tristezas não são sentimentos repentinos e sem causas naturais, sempre que somos tomados por esse sentimento de vazio existencial é um sintoma, um meio que o nosso corpo e nossa mente têm de tentar nos dizer que algo em nosso mundo interno chamado psique está errado, claro, sentimentos de fadiga ou tristeza não se limitam apenas a sintomas emocionais, má nutrição ou falta de sono são coadjuvantes perigosos nesse quadro.

Um sintoma claro de que seu estado de depressão está se tornando avançado é quando as coisas que antes lhe faziam feliz e te distraíam parecem sem graça ou sem sentido, este é um sinal de que sua depressão esta se aprofundando em um grau que se torna muito difícil de extinguir.

Estou doente e agora?
Resultado de imagem para contra a depressão
Bom, uma vez que você já identificou que está com um problema, indiferente do grau de depressão que você esteja procure ajuda profissional, não é vergonha nenhuma e esse é o maior favor que você pode fazer para si mesmo, mas eu já aviso, só o tratamento não será o suficiente para te recuperar e eliminar esse problema da sua vida, na verdade o maior fator de cura dentro do tratamento é você mesmo, é caro leitor, é o que está lendo, o maior fator do surgimento e cura da depressão é você mesmo, mas deixe eu me explicar melhor.

Mundo interno:
Imagem relacionada
Nós somos o nosso mundo, devemos ser capazes de governar nossas forças a fim de que nossas fraquezas não assumam nosso controle, pois somos formados por luz e trevas. A depressão surge naqueles cujas defesas internas estão avariadas ou apresentam falhas na sua capacidade de regenerar a felicidade. Seu surgimento está interligado em três áreas distintas; A tríplice da psique (EGO, ID e Superego), saúde fisiológica e circunstancias, falemos da psique primeiro; nossa mente é equilibrada pelos três fatores que falamos no paragrafo acima.





O ID é o primeiro assunto que devemos conversar, o nosso ID é basicamente nosso eu mais primitivo e selvagem, nesta área jazam nossos instintos, impulsos e vontades. Esse é o nosso aspecto mais egoísta e imediatista, pois rege as os instintos mais básicos e lida com nossos desejos mais sombrios, ou aqueles que achamos inadequados, é basicamente do ID que surge a libido, Ego e do Superego.

O EGO funciona com um ponto de conexão dos seus instintos para com o ambiente que você vive, ele age como um filtro adequando seu comportamento ao que é socialmente aceito dentro do seu circulo pessoal e dentro do ambiente aonde se vive. O Ego é o seu eu sem as defesas, aquele eu que você é com as pessoas que lhe são mais próximas, pois ele não tem tanto mascaramento instintivo, mas também não é tão visceral quando o ID pois enquanto este lida com desejos imediatos o Ego vai tratar de satisfazer você de uma maneira mais realista e a longo prazo.

O Superego é o seu cartão de visitas, mais especificamente é o modo com o qual você se apresenta ao mundo. O superego é o seu EGO e ID juntos mais obedecendo às regras de convívio social. Nesse aspecto da sua personalidade você demostra o seu eu mais politicamente correto, aquele arquétipo que você sente ser mais adequado. Conforme você ganha confiança no ambiente aonde está o superego vai deixando de governar suas ações com tanta influência.

Em resumo você é seu ego, seu ID é o diabo no seu ombro e o Superego o anjo. Quando se esta em equilíbrio com seu superego e ID sua vida e a maneira com que você encara coisas boas e ruins estão em equilíbrio e tudo fica bem, o problema é que certos eventos em nossa vida são tão traumáticos e ou estressantes que acabamos tendo um desequilíbrio muito grande entre estes três pilares da sua personalidade.

Esse tipo de intranquilidade na sua psique pode gerar não só depressão como vários tipos de distúrbios mentais e emocionais, logo, é importante ter um bom nível de autoconhecimento para evitar que haja uma discrepância muito grande entre estes três pilares, pois qualquer mudança entre eles pode ter consequências sérias em longo prazo.

Corpo feliz mente em paz:
Resultado de imagem para contra a depressão
A depressão não é feita só de mente e influência, a maneira com que tratamos nosso corpo tem um impacto gigantesco com nossa saúde emocional e eu vou lhes explicar por que. Existe no nosso corpo um neurotransmissor chamado dopamina, ele é responsável por equilibrar nosso humor e sono, os fenômenos mais essenciais para a nossa saúde. As áreas no nosso corpo responsáveis pela produção da Dopamina são nosso hipotálamo, sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e glândulas ad renais, mas a pergunta mais importante é como podemos ajudar nossos corpo a produzir ele?

A dopamina é fator inicial da noradrenalina e adrenalina, pode ser produzido em situações de êxtase como relações sexuais, descobrir lugares novos, atividades e passatempos favoritos, pratica regular de esportes e com o uso de drogas psicotrópicas, embora nós não recomendemos o uso do último item. Uma forma de ajudar seu organismo a sintetizar a dopamina é com uma alimentação rica em certos tipos de alimentos, eis a lista:





 ✌Alimentos de origem animal; (exageros causam disfunção hormonal severa)
Amêndoa;
Maçã;
Abacate;
Banana;
Carne; (excessos causam aumento do cortisol)
Peixe;
Produtos laticínios; (excesso causa hipersônia por superdose de triptofano)
Aves;
Beterraba;
Chocolate; (excessos podem causar insônia e estresse)
Café; (cuidado com o efeito da glicose que causa estresse e insônia ou hipersônia)
Feijão fava;
Vegetais verdes folhosos;
Chá verde;
Feijão-de-lima;
Aveia;
Algas;
Açafrão-da-terra;
Sementes de abóbora;
Sementes de gergelim;
Melancia;
Gérmen de trigo;
Iogurte; (exagero pode causar desequilíbrio na flora intestinal)
Kefir;
Amendoim; (em grandes doses causa diarreia e desidratação)
Chucrute cru.


Estes alimentos também ajudam na produção da serotonina outro hormônio responsável pelo prazer, libido, bem estar e ajuda a regular o sono. Ambos podem ser sintetizados com a ajuda de atividades físicas regulares, como academia, ginastica, atletismo, natação, corridas ou ciclismo, qualquer atividade que leve seu corpo a utilizar as reservas energéticas que ele acumula são benéficos para o bem estar e são conhecidos por manter os níveis de cortisol em uma proporção adequada.

O cortisol é comumente conhecido como “hormônio do estresse” embora ele tenha também outras funções como regular o sistema imunológico e também seja um excelente anti inflamatório, estados como a depressão ou transtornos de explosões de raiva mantem os níveis de cortisol muito altos no sangue levado a danos no hipocampo, ulceras, alergias, queda na imunidade, perda capilar, perda de fibra muscular, ganho de peso, falta de animo, quebra na sintetização de neurotransmissores( noradrenalina, adrenalina, serotonina e dopamina) e falta de ímpeto sexual. Alguns acreditam que o excesso desse hormônio está associado com quadros de depressão, outros que a depressão é o precursor da super-produção desse hormônio, todavia, é evidente que esse hormônio é presente em doenças como a depressão.

A fim de evitar que seu corpo entre nesse desequilíbrio químico e hormonal tenha uma rotina com uma alimentação equilibrada e faça exercícios físicos com regularidade, respeite seu corpo e tenha momentos de descontração o máximo possível, atitudes como essa vão manter o bom equilíbrio da sua saúde.

Circunstancias e experiências:
Resultado de imagem para Life
Por último, mas não menos importante temos as circunstâncias que vivemos. Não podemos negar que o estilo de vida que nos é forçado é estressante e corrido, são tantas pressões e cobranças de todos os lados que nossas mentes chegam a um ponto de saturação tão grande que simplesmente não podem mais lidar com todos esses estímulos simultâneos e é nesse ponto, meus caros leitores, que nossa mente acaba ficando tão desorientada que ataca nossas próprias defesas mentais nos fazendo sentirmos inferiorizados e incapazes de lidar com o mundo que nos é apresentado.

Infelizmente o correto seria mudar totalmente o estilo de vida moderno que o ser humano leva, somente assim seriamos capazes de extirpar a depressão do degrade de doenças mentais modernas, contudo, como sabemos que isso não pode ser feito em um futuro próximo uma boa alternativa seria procurar lidar com nossos sentimentos de forma mais produtiva e nos conhecer um pouco melhor, não sabe como? Fique aqui com a gente pra saber.





Praticas de introspecção ou meditação são ótimas ferramentas para auto conhecimento, todavia, se sua religião não permite esse tipo de coisa psicólogos ou psicanalistas são os mais indicados para você. Seja lá o caminho que você decida seguir, saiba que sua meta é a mesma, buscar conhecer você um pouco melhor e ficar confortável com sua própria companhia. Pessoas que se amam e se aceitam tem chances muito remotas de entrar em depressão, isso porque esse tipo de pessoa é capaz de saber de onde suas emoções destrutivas partem e como redirecionar sua energia nociva, esse é o segredo de manter uma mente saudável nesse mundo caótico em que vivemos.

Não podemos escolher que tipo de coisas vão nos atingir, mas a escolha de como lidar com todos esses percalços que a vida lança contra nós é totalmente nossa. Nós podemos nos sentir miseráveis e sentir pena de nós mesmos, ficar nos martirizando por meses a fio nos sentindo a vítima mais frágil do mundo, ou você pode escolher deixar de ser uma vítima!

A vida nunca vai ser fácil e os problemas são inevitáveis, mas sofrer é uma opção sua. Você pode ver os problemas como simples obstáculos a serem superados a fim de te tornar mais forte e preparado. Cada fase ruim que você enfrenta e não o derruba permanentemente é uma vitória que deve ser comemorada.

Viva um dia de cada vez, viva o hoje! Não fique preso no ontem e nem ansioso para o amanha, pois nada nesse mundo é fixo e permanente e isso vale para coisas boas e ruins. Deixe que a vida flua naturalmente e simplesmente não se deixe levar pelo amargo gosto de cada desaforo ou tropeço que você leva nessa vida. Errar e fracassar são naturais, fazem parte do aprendizado e do processo de amadurecer, você nunca vai crescer se não se permitir arriscar pelo medo de errar.

Se seu emprego não der certo, se você não passar no vestibular,  se sua carreira não te agradar ou se o seu amor não foi como esperava troque! Mantenha-se em movimento e vai se manter em sincronia permanente com a vida, pois a vida é naturalmente inconstante e as coisas mudam de pouco a pouco todos os dias.

A cada dia que acordamos estamos um pouco diferentes, todas as coisas no nosso mundo estão interligadas e cada uma afeta a próxima em um grande e infinito efeito em cadeia, então, não se prenda a seus velhos dogmas e desejos, permita-se arriscar e viva fora da sua zona de conforto, se você se ferir seu corpo vai se curar, confie nele e acima de tudo confie em você.

Sinta mais, viva mais e lute mais! Vivencie suas dores com a graça de um adulto e não com o  olhos chorosos de uma criança. Sorria para sua dor e escute com atenção todas as lições que ela pode te oferecer, problemas são professores disfarçados que vão embora assim que aprendemos nossa lição, viva o momento, pois a vida é feita deles, cada um bom ou ruim forma o mosaico da sua memoria e cada rachadura e desgaste é único e especial e dever ser visto como uma obra de arte, você é uma obra de arte única e que nunca vai ser copiada, então viva sua singularidade e compartilhe sorrisos e não olhares fechados, cada atitude boa que você fizer estará ajudando pessoas que estão afundadas em suas mágoas, talvez você não perceba, mas ao sorrir para vida você esta sendo aquele pequeno raio de sol que aquece o coração frio de pessoas ao seu lado, ele pode começar a descongelar por sua causa, isso não e bom?





Bom, é isso ai pessoal, espero que esse artigo tenha sido de alguma ajuda pra vocês, a depressão é uma doença séria e deve ser mais conversada, lembre-se de se manter em equilíbrio e se conheça bem a fim de evitar ser mais uma vítima desse terrível problema.

Não deixe de visitar a nossa pagina lá no Facebook, lá você vê conteúdo exclusivo e fica ligado em todas as atualizações do site. Se gostou do artigo ou quer acrescentar algo escreve aqui em baixo, a interação de vocês é muito importante pra mim.




Comentários

Veja também

Colocar água no Whisky melhora o sabor?

Gota mágica Você já ouviu de algum bartender ou amigo degustado  que colocar um pouco de água mineral no copo de whisky melhora muito o sabor? Não sei se você caro leitor chegou a tentar ou se achou aquilo papo de bêbado ou então lenda de bar, mas será que é realmente verdade? Vem aqui com a gente e descubra!
Moda de expert:



Muitos degustadores profissionais tem essa mania peculiar, é um tanto estranho se formos analisar, por que acrescentar água a uma bebida que leva décadas para envelhecer e tem um bom malte? Bom especialistas dizem que ao acrescentar um pouco de água mineral na bebida na verdade estamos aumentando o sabor de malte e deixando a degustação uma experiência ainda mais completa, mas como assim?
Parece que fica fixo na nossa cabeça aquele gosto imaginário de whisky aguado, eca! Mas parece que temos uma base cientifica para essa mania estranha de algumas, bom, já que se deram ao trabalho de fazer testes em relação a isso vale a pena dar uma olhada nos achados dos pesquisado…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Qual o animal mais venenoso do mundo?

O animal mais venenoso do mundo!
Quando falamos sobre animais venenosos logo nos vem em mente uma gama de cobras ou insetos, mas e se eu te contasse que existe um animal vagando pelo mar que faria o veneno de uma mamba negra parecer um leve suco de limão? Ficou curioso, fica aqui com a gente e descura quem é esse veneno em forma de animal!
Marés inconfiáveis:
O animal mais venenoso da terra, mas não pisa em solo firme! O animal mais temido e que consegue ser mais fatal que um grupo de tubarões é uma gosmenta e mole água viva, isso mesmo surpreendente não é? Pensar que a criatura mais mortal dos sete mares é apenas uma massa translúcida sem cérebro que vaga pelos oceanos, não deixe que a aparência dela te engane, esse animal é uma aprimorada maquina mortífera calibrada com perfeição pela natureza.
A vespa do mar ou box jellyfish como é conhecida nos mares australianos aonde reside como a criatura no topo de ranking de animais mais peçonhentos do mundo, esta criatura possui tentáculos que …

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…